quinta-feira, 8 de abril de 2010

Formação de Acordes

Antes de a gente entra na parte de cifras, vamos conhecer a leitura de uma cifra. Cada nota musical é representada por uma letra. São elas:

C -  Dó         
 C# - Dó Sustenido                                   
Cb - Dó Bemol

D -  Ré                    
D# - Ré Sustenido                                   
Db - Ré Bemol
E - Mi                                    
E(lembre- se que mi nao tem sustenido)     
Eb - Mi Bemol
F - Fá                                     
F# - Fá Sustenido                                      
Fb - Fá Bemol
G - Sol                                    
G# - Sol Sustenido                                    
Gb - Sol Bemol
A - Lá                                     
A# - Lá Sustenido                                     
Ab - Lá Bemol
B - Si                                      
B( lembre-se que Si não tem sustenido)      
Bb - Si Bemol

                                                                                                                                  
- Vamos agora à formação de Acordes: Um acorde pode ser composto por tríades (3 notas 1°, 3°,5° - normalmente usa - se em acordes maiores, menores, etc.) e tétrades(4 notas - 1°,3°,5°,7° - normalmente usa - se em acordes com a sétima ou a nona).  Existem varios tipos de acordes (maiores, menores(m), com a setima(7), com a nona(9), diminuta(° ou dim), suspenso(sus), com a quinta aumentada(5+), sustenido(#), Bemóis(b), etc).

ACORDES MAIORES : o mais simples, quando vier por exemplo : C - Dó maior. A formação desse acorde é muito simples: Voce pega a nota fundamental por exemplo Dó adiciona 2 tons (4 teclas a frente), ou seja Mi, e depois adiciona mais 1 tom e meio (3 teclas a frente), ou seja, Sol. Pronto está formado o acorde maior de Dó (Dó,Mi e Sol).

ACORDES MENORES(m): Acordes menores também e muito facil. É só voçê pegar a fundamental , por exemplo Ré menor(Dm), adicionar 1 tom e meio(3 teclas) no caso Fá, e depois adicionar mais 2 tons (4 teclas) no caso Lá. Pronto está formado o acorde menor.

ACORDES SUSTENIDOS(#) : Acordes sustenidos é moleza. Você pega um acorde maior e adiciona meio tom para cada nota. Por exemplo, Dó sustenido(C#) - o acorde maior é Dó , Mi e Sol , colocando esse acorde em sustenido ficará assim : Dó sustenido, Fá e Sol sustenido. Pronto está formado o acorde sustenido. Olhem na figura ao lado e comparem.

ACORDES BEMÓIS(b) : Nos acordes bemóis, voce pega um acorde maior e diminui um semi tom para cada nota. Por exemplo : Ré bemol
(Db) , primeiro pegamos o acorde maior de Ré: Ré, Fá sustenido e Lá, e diminuimos meio tom de cada nota ficando assim: Dó sustenido, Fá, e Sol sustenido. Pronto está formado o acorde bemol.

ACORDES COM A SÉTIMA MAIOR(7M) : Os acordes com a sétima e fácil. É só voce pegar pegar um acorde maior e acrescentar uma quarta nota, e essa quarta nota sera acrescentada a partir da ultima nota, acrescentando 2 tons.
Um exemplo Dó com a sétima maior(C7) - Dó, Mi, Sol e Si(observe que o Si fica a 2 tons depois da ultima nota, no caso sol).

ACORDES COM A NONA(9): Acordes com a nona e bem simples. Tambem é um acrescimo de uma quarta nota no acorde. Voce pega um acorde maior e acrescenta um tom acima da fundamental. Por exemplo: Fá com a nona(F9) - Fá, Sol,Lá e Dó, sendo que o sol é 1 tom acima da fundamental ou seja Fá. Pronto está feito o acorde com a nona.

 ACORDES  MENOR COM A SÉTIMA(m7) - Um acorde menor com a sétima e feito quando vc pega um acorde menor e adiciona a quarta nota nela que e a sétima. Por exemplo : Ré menor com a sétima (Dm7) - Ré , Fá, Lá e Dó. Pronto esta feito um acorde menor com a sétima.

ACORDES COM BAIXO (/) : Pra se formar um acorde com baixo , tem que se utilzar as duas mãos, porque são praticamente 2 acordes. Por exemplo: Dó com baixo em Mi (C/E) - Monta-se o acorde de Dó normalmente - Dó , Mi e Sol e com a mão esquerda(baixo) coloca -se


a nota Mi, mas nao precisa colocar o acorde de Mi, é so colocar a nota Mi. Então ficará - mão esquerda(Mi), mão direita (Dó,Mi e Sol).


Galera espero ter ajudado um pouco. Estou aberto a discussões, por favor comentem.

9 comentários:

  1. Muito bom esse tutorial, Nota 10!
    Está muito bem explicado!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Quais são as notas que formam Cb7+
    Gb7+
    Gb7

    ResponderExcluir
  3. Ainda tem muito o que acrescentar e arumar ,mas para os iniciantes ta legal.:-)

    ResponderExcluir
  4. Esta legal essa materia gostei, mas ainda ha muito que se explorar.

    ResponderExcluir
  5. Como é realizado o acorde quando as cifras vem com as letras SUS?

    ResponderExcluir
  6. Se for sus4, suspende a terceira tecla e coloca a quarta.

    ResponderExcluir
  7. Se for sus4, suspende a terceira tecla e coloca a quarta.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, fácil e didático. Parabéns!!!

    ResponderExcluir