quinta-feira, 8 de abril de 2010

Conhecendo as notas musicais

Como todo mundo sabe , a música e formada por 7 notas musicais : Dó, Ré , Mi , Fá, Sol, Lá, Si


 Acompanhe a imagem ao lado a posição de cada nota musical no teclado, sendo que: (notas brancas são as notas fundamentais, notas pretas são chamadas de ''sustenido'', sendo que somente dó,ré, fá, sol e lá possui sustenido, as notas Mi e Si não possuem sustenido.






INTERVALOS (tons e semi-tons):

Agora que ja sabemos a parte fundamental para estudarmos a música vamos aos intervalos. É muito facil. os intervalos se dividem (de acordo a Aristoteles) em : Tons e semi - tons. 1 tom é igual a duas teclas / semi-tom (ou meio tom) é igual a 1 tecla. fácil nao? vamos a pratica....

Acompanhe a imagem : vamos pegar um exemplo ''Dó''. 1 tom acima de dó é Ré. Porque? vamos tomar a sequencia das notas musicais :
 Dó, Dó sustenido, Ré , Ré sustenido, Mi(nao tem sustenido) , Fá, Fá sustenido, Sol , Sol Sustenido, Lá , Lá sustenido e Si(nao tem sustenido). Entao se estamos em Dó e eu quero 1 tom acima de Dó, vamos contar duas notas depois de dó( dó sustenido e Ré). MUITO FÁCIL. Se eu quero um semi-tom acima de fá, essa nota será Fá sustenido, ou seja eu contei 1 tecla acima da nota fá( que e a caracteristica de um semi-tom).


- Sustenidos e Bemóis

 +Sustenido =    Como eu disse sustenido e a parte preta do teclado. Mas nao é só isso. Sustenido é vc pegar uma nota e elevar meio tom para cada nota. Por exemplo acorde de Dó : Dó, Mi e Sol , entao Dó sustenido (aumentando meio tom em cada nota) será : Dó sustenido, Fá e Sol sustenido.

 +Bemóis =     Bémois também e muito facil, é simplesmente o contrario de sustenido. Em vez de você adicionar um semi tom para cada nota voce tira um semi tom para cada nota. Por exemplo acorde de Dó: Dó, Mi e Sol . Dó bemol sera : Si, Ré sustenido e Fá sustenido. Então por exemplo, um ré bemol será um dó sustenido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário